sábado, 28 de janeiro de 2017

LEGISLATIVO EM AÇÃO


Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Ipueiras de 26/01/2017, por sinal bastante movimentada e produtiva, os Vereadores discutiram temas muito relevantes ao município, dos quais gostaríamos de destacar um requerimento da bancada de oposição pedindo o cancelamento da Licitação na Modalidade Tomada de Preços Nº 01/17-TP-DIV, que tem como objeto: Prestação de serviços administrativos com acompanhamento, orientação e organização dos processos de aquisição junto a diversas secretarias do município.

Em conversa com o Vice-Líder da bancada Vereador Marcelo Mourão, autor da proposta nos foi informado o seguinte:

Gazeta: Afinal, de que realmente trata o objeto da licitação e a quem se destina?

Marcelo Mourão: Em síntese, da contratação de serviços de consultoria e assessoria para os trabalhos da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Ipueiras, porém, não deixa claro a quem se destina o certame, se pessoa jurídica, física ou ambas.

Gazeta: Pelo que vimos, essa prática de terceirizar serviços de natureza continuada é bem corriqueira nas administrações atuais. Você acha que essa prática pode afetar o município do ponto de vista econômico e funcional?

Marcelo Mourão: Nós (grupo de oposição) entendemos que os serviços de natureza continuada, que é o objeto tratado na presente licitação, devem ser exercidos por servidores de carreira (efetivos), com o devido acompanhamento e orientação das assessorias de nível superior, contábeis e jurídicas do município. Referida postura vem de encontro ao que se espera de uma administração voltada a otimizar seus recursos e dar mais agilidade e eficiência aos seus serviços, sem falar no prêmio ao servidor por valorizar seu trabalho e aprimorar suas qualificações.

Gazeta: Você acha que essas licitações para assessorias e consultorias propostas pelo executivo de certa forma menospreza a qualificação dos servidores efetivos do Município, e ainda, faz com que os recursos financeiros sejam investidos em outros municípios, haja vista, que quase todas as empresas são de fora?

Marcelo Mourão: Sou servidor público desde 1993, já exerci várias funções e posso lhe afirmar sem medo de errar que o município de Ipueiras tem servidores competentes e com capacidades suficientes para desenvolver melhor que as empresas eventualmente contratadas os serviços licitados. Na verdade o que acontece na maioria dos casos é que os servidores do município executam o trabalho para as empresas, “digam-se de passagem bem pagas”, levarem os recursos recebidos para serem investidos em seus municípios de origem. Nossos servidores de carreira dos serviços burocráticos são mal remunerados e consequentemente desmotivados, sobretudo, quando se deparam com situações ora relatadas.

Finalizamos, agradecendo a colaboração do Vereador Marcelo Mourão e esperando ter contribuído para dar publicidade e notoriedade aos assuntos de interesse do povo de Ipueiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário