quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

SAIBA MAIS SOBRE IPUEIRAS


A cidade de Ipueiras está localizada na zona norte do Estado do Ceará. Uma das regiões cobertas de carnaubeiras e muitas árvores frondosas com água corrente, muita caça e uma grande lagoa.

Na fazenda chamada Ipueiras morava os seus primitivos Tabajaras que ali residiam bem felizes. Era uma grande floresta, que aos poucos foi sendo destruída.

A água acabou e os índios passaram a chamá-la de Ipueiras.

O nome Ipueiras é de origem indígena, significando “águas retiradas” ou “lagoa pequena e rasa”.Antes de se formar povoado, Ipueiras era uma grande fazenda de gado, que tinha como proprietário um dos homens mais poderosos do Ceará, o Coronel do Regimento da Cavalaria da Vila Nova Del Rei, hoje Guaraciaba do Norte.

Manoel Martins Chaves, cujo poder se alastrava desde o planalto da Ibiapaba até os sertões dos Inhamuns, era conhecido por suas maldades, onde mandava matar os que lhe desobedeciam ou desagradava, numa prensa localizada próxima à localidade “América”.

Em março de 1805, o Governador João Carlos de Oeynhousen, efetuou pessoalmente a prisão do coronel Martins Chaves e comparsas; foram enviados para os cárceres de Limoeiro, em Portugal, vindos a falecer em 27 de maio de 1808. Suas terras foram confiscadas por ordem direta de Portugal, provinda da Rainha D. Maria Louca, em 1806, as quais foram adquiridas por sua irmã, D. Maria do Prado e Vasconcelos.

A Fazenda Ipueiras foi retalhada e um dos seus adquirentes, Joaquim Alves Linhares, anos depois ao se retirar para o Piauí, doou a sua parte para servir de patrimônio a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Cidade.O município de Ipueiras, localizado no norte do Ceará, numa altitude de 231 metros, em relação ao nível do mar, distante de Fortaleza 302 quilômetros, com 1.204 quilômetros de extensão territorial, com uma população que supera os 40 mil habitantes, a uma temperatura média de 30º centígrados.

Limita-se ao norte com o Ipu, Guaraciaba do Norte, Croatá, Poranga e Ararendá ao Sul, a Leste com Nova Russas e Hidrolândia e a oeste com o Estado do Piauí.

O Município foi criado pela Lei 2.036, de 25 de outubro de 1883, por iniciativa do Padre Angelim, então deputado provincial. A cidade está localizada em uma posição privilegiada a aproximadamente 09 quilômetros da encosta da Serra da Ibiapaba. A providência divina foi boa e generosa com a formação geográfica do município que é constituído de cinco regiões e distritos, como: sertão, pé de serra, serra, carrasco e macambira, onde cada uma delas, com clima e vegetação diferentes, criando assim a possibilidade de escolher um local adequado para habitar, plantar, cultivar, realizar remanejamento de pastagens etc.

A capela de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada aos 04 de julho de 1745, pelo padre Da Costa. Nesse dia foi batizado Manoel Martins Chaves, filho de José Araújo Chaves e Luzia de Matos Vasconcelos.

Foi o capitão José de Araújo Chaves que determinou os padroeiros: São Gonçalo, em homenagem ao Conselho de Amarante, vila portuguesa de onde provinham os Martins Chaves, e a padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras foi criada no tempo do Império, aos 27 de outubro de 1883. A iniciativa foi do Padre Francisco da Mota Angelim, natural dos Inhamuns, e residente em Ipueiras, exercendo na época, a função de deputado provincial. A instituição canônica foi feita pelo então bispo do Ceará Dom Joaquim José Viera, por provisão de 21 de abril de 1884. A instalação da paróquia foi feita solenemente no dia 6 de julho de 1884, quando tomou posse o primeiro vigário João Dantas Ferreira Lima.

Destacamos entre os fatos sociais e políticos que marcaram a cidade de Ipueiras, a criação do Município, em 25 outubro de 1883, pela Lei nº 2.036; edificações da Capela e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, respectivamente, 4 de julho de 1745 e 27 de outubro de 1883, pela abnegado sacerdote Padre Angelim, que numa batalha incansável realizou o sonho de todos que habitavam Ipueiras; outro fato marcante foi às comemorações alusivas ao centenário da cidade, em 1983, pelo então prefeito Manoel Dias Cavalcante.

Toda cidade rejubilou-se num canto perene de glória e agradecimento ao senhor Deus Todo-Poderoso por tão magnânime data. A programação foi muito vasta e rica, constando no seu teor palestras culturais, exposição de livros, missas, desfiles, concursos literários, bailes etc.

Na sua formação educacional, Ipueiras conta com várias instituições educacionais: Colégio Estadual Otacílio Mota, funcionando há mais de três décadas, sendo uma expressão na educação do município e de toda região.
Sua formação administrativa é constituída pelos seguintes distritos: Ipueiras (distrito sede), Engenheiro João Tomé, Gázea, Livramento, Matriz de São Gonçalo, Nova Fátima, América e São José das Lontras.

O clima é ameno e suave, recebendo a influência das escarpas da serra da Ibiapaba, nunca ultrapassando a 30º graus centígrados na época mais quente.

Como característica do Nordeste, as nossas condições climáticas são determinadas pelas chuvas irregulares e a vegetação que é bastante rasteira.

Aquiles Peres Mota, fez sua história. Advogado, promotor de Justiça, criador da Casa do Estudante em Fortaleza; Deputado Estadual por várias legislaturas; e ainda presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará por três vezes, inclusive tendo assumido a chefia do Governo do Estado em várias oportunidades. Aquiles foi um ipueirense totalmente voltado para o progresso e engrandecimento da terra natal que muito lhe deve.

José Costa Matos, outro ilustre filho de Ipueiras, pertence a Academia Cearense de Letras (ACL), com vários livros publicados, entre eles: Pirilampos (Versos), publicado em 1949. A simplicidade do autor não apaga a sua sensibilidade, deixando extravasar todo o seu lirismo e romantismo às coisas do torrão natal, principalmente o sertão.

Gerardo Melo Mourão, com 11 publicações em prosa e verso. Poeta com estilo camoniano, os seus versos constituem um louvor ao espírito daqueles que vagueiam no mundo das invenções.

Hugo Catunda, um autêntico promovente da cultura de Ipueiras. Criou o primeiro jornal da cidade, “O Sertão”, em 1916. Projetou-se nas letras, sempre com acendrado amor a terra berço. Foi membro da Academia Cearense de Letras (ACL), deixando um legado dos mais valiosos para os seus descendentes.

Antonio Frota Neto, outro destaque na cultura de Ipueiras. Foi porta-voz na presidência da República, no governo do presidente José Sarney. Escreveu o livro “Um dia de Sábado em Macambira”, retratando em grande estilo o comércio livre de Ipueiras pela sua autenticidade. O livro ganhou notabilidade em todo Brasil.

Jeremias, além de jornalista, reuniu em um livro publicado em 1986 - “Versos Versus Minha Vontade”, de poesia, todas suas, de uma estirpe tão grandiosa que sua verve extravasa o limite de nossa sensibilidade.

Jeremias marca sua história na sua cidade, Ipueiras, através de seu potencial sociocultural.

A cidade de Ipueiras é banhada pelo Rio Jatobá. Passa por uma fase de progresso e desenvolvimento que não podemos esconder, mercê do amor, do trabalho e da dedicação dos seus filhos.

A agricultura, pecuária, comércio e indústria são fundamentos básicos da economia do município, que nasce na ribeira do Rio Acaraú e vai aos contrafortes da serra de Pedro II, no vizinho Estado do Piauí.

O Arco de Nossa Senhora de Fátima, uma arquitetura em estilo gótico, erigido em 1953, para marcar a passagem peregrina da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal.

Ipueiras é uma cidade que cresce, mas que ainda respira o ar bucólico dos seus verdes canaviais que circunda por suas ruelas centenárias. Cidade onde até hoje é possível ouvir o canto do “canário-da-terra”, aos arrolhos suaves das juritis.

Terra querida na qual encontramos a hospitalidade e amizades benfazejas de todos os ipueirenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário